sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cantar é bom!

Mesmo n sabendo a letra direito, cantar é bom! Vc canta, saca a letra, seja em público ou fazendo uma gravação, o "erro" aparece, isto te motiva a aprender a letra!
Cantar diverte, no mínimo, a vc e a quem está próximo e pode até enternecer, dar um celto enlevo a vc mesmo e / ou ao Outro! 
A música, + ainda a instrumental, diminui a distância entre a alma, de quem a executa e o interlocutor(quem ouve, geralmente, n o faz passivamente). O signo musical, no meu entender, é o q menos obstaculiza a msg, do q nos passa em mente /coração e o Outro!
Nem tds as pessoas tocam um instrumento, mas quase todas as pessoas podem cantar, mas  várias pessoas têm uma celta timidez em fazê-lo em público.
Há alguns anos atrás, participei de um coral, uma moça exercia a interface entre a instituição, q bancava o projeto, e o maestro. Ela ficava no local de ensaio do grupo, pois era tb responsável pelo lanche e distribuição de vales transporte, ao final dos ensaios. Aí, durante o ensaio, quase sempre, o(s) naipe(s), q n estava(m) cantando, começava(m): canta Valéria(!) canta Valéria(!)....Canta! Ela abria a boca e era igual um pato, a voz n saia, só saia ar!
Ela passou a participar dos exercícios de relaxamento, dos vocalises e modulações(*), a convite do maestro, com aplausos de todo o coral, aí soltou a voz, entoada e bonita.
Participou do nosso coral e o da universidade, onde fazia faculdade, até a extinção destes.
Atualmente, mal a gente fala canta...e ela, já vai mandando ver, trabalhamos na mesma sala.
Pois bem! Cantar é bom até sozinho, no banheiro, sozinho em casa, no mato, dentro d'água!
"Às vezes me pego cantando...", foi assim hoje, aí resolvi gravar o vídeo e mandar pra vcs!KKKKKKKKK


Um grande abraço!

(*)
modulação
mo.du.la.ção
sf (lat modulatione) 1 Ato ou efeito de modular. 2 MúsPassagem ou transição de uma tonalidade a outra. 3 Facilidade em modular a voz, o canto. 4 Inflexão suave da voz, do canto.5 Melodia, suavidade. 6 Gram Cada um dos diferentes valores que podem ser dados às vogais. (
http://michaelis.uol.com.br/)

Vocalise é um exercício vocal que consiste em cantar sobre uma ou mais vogais várias linhas melódicas com notas especificamente arranjadas como prática didática. Também é a parte vocal sem palavras da música polifônica do Século XIII e XIV, quando a música não possuia texto .(http://pt.wikipedia.org/)

(Obs: já li 3 vezes, cansei, depois faço outras revisões)

Nenhum comentário: