terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Blog, Blogastes, Bloguemos! II


Pode até ser o Óbvio Ululante...mas Tive Vontade de Dizê-lo!

Continuando a falação sobre chorinhos, tendo, inicialmente, como foco duas peças deste gênero: Gaúcho e A Vida é um Buraco, apresentadas por Guiu (flauta), Gil (pandeiro) e Coroné (violão e cavaco), dentre várias outras músicas do cancioneiro nacional,  no Masalas Bar Casa, Belo Horizonte, declaramos, q foi bonita a festa, acontecida em 22  dez de 2011.
Montamos um vídeo, q tem como fundo musical  dos slides de apresentação e créditos finais, “Santa Morena”, linda, como aquele quê árabe / espanhol, aí entra em flash black, Guiu e o Regional Disfarça e Chora executando Gaúcho e Bom Filho a Casa Torna, depois vem Guiu, Gil e Coroné, como Gaúcho de novo e A Vida é um Buraco. Interessante se notar a diferença de estilo: mais convencional, quando Guiu apresenta “Gaúcho” com o Regional, já, só com o acompanhamento do violão 6  cordas (Coroné) torna-se + melódico, embora mantenham (Guiu, Coroné e Gil) o pique do “Corta-Jaca”, destaca-se a capacidade de adaptação destes músicos. Já o “A Vida é um Buraco” é iniciado como um tango e a flauta vai navegando numa belíssima melodia sustentada no ritmo do cavaco (coroné) e no pandeiro de Gil. Foi(é) uma interpretação mui boa.
Meninos (as) (!) foi e virá a ser (no vídeo) uma beleza (libertaria), intangível (com lhe é próprio), mas q se materializou, juro (!): eu ouvi! Confiram o vídeo, please (!):
(para ser visto em tela cheia)


Nota: Santa Morena – Jacob do Bandolim. Gaúcho – Chiquinha Gonzaga. Bom Filho a Casa Torna – Bonfiglio de Oliveira, A Vida é um Buraco – Pixinguinha. + detalhes no vídeo e em: Blog Blogastes, Bloguemos ! – I, http://folhasecasmaxasamarelas.blogspot.com/2012/01/blog-blogates-bloguemos-i.html

Nenhum comentário: