quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Blog, Blogastes, Bloguemos! - III


Intervindo nos Fatos do dia q já Passou
(será q adianta?)
         Hoje, 19 jan de 2012, na hora do almoço, sai do meu serviço, q fica na Rua dos Carijós, perto do quarteirão fechado (uma quadra q interrompe a rua, enquanto via de automóveis), da mesma rua, q vai até Av. Afonso Pena / Praça 7, Centro de BH. Saiu sempre, + ou menos no mesmo horário, para pitar e fazer um lanche. Quando acendi o cigarro, fui abordado por um trabalhador de rua, depois, encontrei-me com um amigo e Camarada, trocamos um dedo de prosa, depois vi um sexagenário com uma espécie de estandarte rígido, pensei:” coitado do cara, anunciando “financeira” ou “compra de ouro velho”...n era, era uma denuncia de desativação de um asilo municipal de idosos, pensei em fotografar, mas n o fiz.
Quando me dirigia ao “ponto de ônibus”, após o final de minha jornada de trabalho, deparei com uma passeata de estudantes, saquei o celular e os(as) fotografei.
As fotos:
(clique pra ampliar)

  



 








Pensei em gravar uma pequena entrevista com algum / alguma dos (as) participantes, pois o videozinho do meu aparelho é uma droga, mas, fui socorrido por um panfleto, entregue por uma menina. Aí foi abordado por uma mulher...depois, já no ônibus, li o “o jornal do ônibus”....  
O Panfleto
(clique pra ampliar)


A Mulher
Já com o celular no bolso escutei a mulher dizer: “Acho q o Lacerda n é tão ruim assim...”, respondi: “mas os meninos têm o direito de protestar...” (lembrando-me, q até o final de minha adolescência, havia o meio-passe e o DBO,  Departamento de Bondes e Ônibus, órgão municipal, q garantia o meio-passe e bondes e depois ônibus elétrico com passagens, mui + baratas.). A mulher prosseguiu:”sou assessora de um vereador, cujo o nome n vou revelar e acho q os meninos só pensam em drogas e sexo (n falou em rock)...num ta vendo o Big B!”...e foi andando...nem tive tempo de dizer nada!
O Jornal do ônibus
“Peguei meu ônibus”, q já vinha, entrei, assentei-me justamente em frente a uma espécie painel, q fica nas costas da cadeira do motorista, pois é...neste painel é pregado um impresso, do tamanho de um cartaz médio, um formato A3 , divido em quadros, q tem gravuras e pequenos textos, alguns quadros têm o mesmo tema em tdas as publicações, anuncio com retratos de pessoas perdidas, desaparecidas, lembretes sobre urbanidade e comportamento “bem-educado” dentro de um coletivo, outros falam das promoções da municipalidade, eventos de lazer, esporte e cultura. Duas msgs despertaram-se a curiosidade: uma q fala em programações de lazer nas 6 dezenas de parques municipais (eu n sabia q eram tantos), dando tb o endereço eletrônico: www.pbh.gov.br, onde há + detalhes da promoção. Outro fala de eventos artísticos de verão, cursos, apresentações e congêneres, anunciando tb um site:  www.veraoarte.com.br.
“Abri” os 2 sites, lógico, um depois do outro, o site municipal é bem + amplo, fala da atuação do gov do município no seu td , inclusive em lazer-ecológico e é um site da prefeitura, já o Verão-arte, realmente, vai promover 1000 e tantas coisas, inclusive algumas pagas, + só qui num deu pra saber qual órgão está  promovendo...tem mil e tantas entidades envolvidas na promoção, patrocínio de:  “Oi”, “BDMG –Cultura”,”BDMG”, “Governo de Minas”,”Incentivo...Cultura de Belo Horizonte”, “Prefeitura Municipal”, “Governo de Minas - Cultura”...a extensão do site é: “.com”, n é “.org”, nem ”.gov”....o site é mui bem feito, mas n esclarece quem promove o Verão-arte.
Costurando os Recordes
Os papos da hora do almoço, o cartaz do idoso, mote e fotos da passeata, o papo da assessora do vereador, o lazer-ecológico e o Verão-arte.
Havia uma celta desilusão, mas mesmo assim as pessoas buscavam, buscam o grande Outro, vêm-me o q um dia Virgilio Guimarães disse, em discurso, ao João Amazonas:”admiro aos q sempre lutaram...”, meio-passe, quanto tempo... logo depois do gov Jango...acabou o bonde, o ônibus elétrico e o metrô vem aos poucos, n prezada assessora de vereador, Big B é uma coisa, aliás, horrível, passeata por meio-passe é outra e amor livre é a gloria...acho q o ME deveria entrar nos protestos contra a patifaria do Big B e Cia. Acredito ainda, q o Lacerda,enquanto bom prefeito, saberá dialogar com os movimentos sociais, pq, n?
60 parques, é mui bom, passeio ecológico, ótimo!  Eu ia colar um pedaço do texto do: www.veraoarte.com.br, mas o dito cujo n é colável....intrigante, lá eles(as) se chamam de VAC, Verão – Arte – Contemporânea .
Como diria o Geraldo Miquelino isto daria : “penumbras de balcão...gilseldas, grinaldas....”, isto para n se falar no aumento do IPTU da Zona Sul de BH.


Um big abraço, gente!

Nenhum comentário: