quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Bolha Imobiliária e a Cachaça como Alternativa


Em papo informal, uma pessoa afirma,q a bolha imobiliária e automobilística já estão infladas..nos EUA? N! Aqui no Brasil. Um interlocutor contesta: “’ fulano comprou mal...”, se referindo a compra de apto, feita por um conhecido. Outras pessoas presentes ajudam a argumentação da “bolha inflada”, dando estatística de Imobiliária, q faliram. Por fim, quando perguntado por este blogueiro, se a bolha vinha mesmo, nosso amigo diz, q n só a bolha imobiliária estava inflada, mas, tb, a bolha automobilística. Passei entonces, a discutir a Cachaça como alternativa, pois esta mercadoria aumenta, dia-a-dia, há anos, o consumo, mas o amigo, n achou a Pinga um bom investimento, disse, q ninguém compraria ações de uma certa Cachaça, coloquei entonces, o nome de uma Cachaça mineira: “Mãe D’água”, mas o meu interlocutor, falou q Cachaça n era igual uísque, outra pessoa entrou no papo falando, q o sabor da Cachaça era importante, q uma amiga dela preferia a Cachaça ao uísque! Bom! Depois da festa pequei carona com a pessoa, q anunciou a bolha, moramos no mesmo bairro.
Gravei estas conversas,  dias depois editei e postei o vídeo,  isto é, hoje, 08/06. Quando se edita e posta um vídeo, a gente o vê várias vezes, entonces, fiquei de novo intrigado com o negocio da “bolha”. Como n ouvi ou li nada sobre o assunto, busquei na Internet encontrei várias matérias. Lendo uma delas, q falava do crescimento econômico do Brasil e só final abordou a questão da bolha ou melhor, sobre o temor da dita cuja. Após a leitura, fiquei convencido, q enquanto tivermos govs tipo Lula e Dilma, n teremos bolhas.
 A primeira novidade para mim, ao final da referida matéria, foi q, a PIG, andou comparando, a bolha dos gringos, com a alta dos preços dos imóveis no Brasil. (felizmente, quase, n vejo tv) A segunda, foi q no Brasil o crédito bancário ao setor imobiliário, n chega a 4% do BIP, várias dezenas de vezes menor do q o mesmo crédito, nos EUA e Suíça, levando-se em conta, tb, como este crédito em cada país avança no PIB nacional. (dados da  “Istoé Independente” / “A China é aqui”, de 04/03/2011, Ricardo Amorim / http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/126972_A+CHINA+E+AQUI) Entendi, entonces, q da forma q a economia brasileira está estruturada, n há conjuntura, q cause bolha.
Quando a bolha de automóvel, n vi nada, já a Cachaça, creio, que nenhum produtor de sucesso, irá colocar ações de seu produto na bolsa,  a maioria deles é mineira e mineiro prefere a coisa + limitada, num vai mexer com ”anônimos”, q ele num conhece. Depois pra q, fazer isto, a bolsa já encontrou em várias crises, os alambique nunca entraram em nenhuma! ...o Galo perdeu pru SP, qui melda...
Agora gente(!) um negocio q me intriga: Minas teve vários Bancos, quebrou tudim, num ficou um pra contar a história, pq será?
Quanto a bolha imobiliária, o q vc acha?(00:49)

Um grande abraço,

Berna
09/06/2011

5 comentários:

Suleimam alHachid disse...

Mais sobre a Bolha.
Os confins do nosso sistema solar têm uma zona de turbulência repleta de "bolhas" magnéticas, revelam observações realizadas pelas sondas americanas Voyager.

Suleimam alHachid disse...

Não faço nenhuma idéia sobre Bolhas Imobiliárias. As únicas bolhas que conhecia, até pouco tempo, eram as de sabão que fazia quando criança.Depois vim a conhecer a Bolha Assassina, em filme de terror, onde o herói da aventura descobre que tais bolhas só tem uma alternativa para serem destruidas: -goles de bebidas destiladas atiradas sobre elas.
Mano Berna mais uma vez está correto, contra a Bolha Imobiliária a Cachaça é alternativa.
A sonda americana Voyager trouxe mais outra informação sobre bolha, desta vez magnética, que publiquei acima. Outras informações sobre bolhas favor enviar. Berna aguarda ansioso. Eu também.

Folha Secas, Marrons Meia Roxas e Amarelas, passado a limpo disse...

Tá bom Suleimam(!), eu esperava um postagem sua como colaborador, creio, q sua prosódia é mui grande pra ficar só nos comentários!Mui obrigado pelo comentário(!) mas aguardo sua postagem da primeira página!
Um abraço!

Suleimam alHachid disse...

Mano Berna você pede que eu seja um colaborador. Fico preocupado com tal opção.
Os colaboracionistas na guerra civil espanhola eram os que apoiavam as tropas facistas do general Franco, que por sinal vem a ser meu contraparente, de um ramo de família que não é minha.
Destarte, muito preocupado fico em me tornar colaborador, mesmo que seja deste intimorato espaço mui bem editado por você.
Avante Camarada, mesmo que o vento frio faça tremular os nossos pendões!

Folha Secas, Marrons Meia Roxas e Amarelas, passado a limpo disse...

Tá bom(!) só este negocio de vento frio tremular pendão, é qui tá esquisito!...depois vou ver o q eu faço! Eu corro prus e-mails (vi vc lá), corro pru Orkut, pra Blogosfera, no final fica td incompleto! KKKK
O total de Twitter num sei até hoje, cumé funciona direito! Acho q esta "Bolha" ainda rende um pouquinho!

Um abraço!